6 razões para comer laticínios

 

Laticínios com baixo teor de gordura

O autor deste artigo admite que ele é um dos representantes da geração baby boomer, embora um dos membros mais jovens desta geração. Se você também é um representante dessa geração, então provavelmente lembre-se de que muitos de nós cresceram a consumir leite em todas as refeições. Ao contrário dos tempos atuais, quando as bebidas carbonatadas foram consumidas durante festas, viagens ou jantares no centro da cidade.

Você não pode mais consumir um copo de leite frio durante cada refeição, mas nossas mães estavam certas em algo: os laticínios oferecem uma abundância de benefícios à saúde (apenas não se esqueça de escolher alimentos com baixo teor de gordura).

Nós realmente amamos comer laticínios. As estatísticas mostram que, enquanto o consumo de leite integral e manteiga diminuiu, o consumo de queijo e gelado aumentou ao contrário (isso significa que estamos a substituir um tipo de laticínios com alto teor de gordura por outro?).

A boa notícia é que, enquanto nós, baby boomers, estávamos nos movendo na direção dos anos 50, o departamento com iogurtes estava cheio de tantas opções de iogurte que não conseguíamos imaginar nem nas imaginações mais loucas. Os queijos com baixo teor de gordura também tomaram o seu lugar permanente nas prateleiras dos departamentos de laticínios das mercearias. Nunca foi tão fácil enriquecer a sua dieta com várias porções de laticínios saudáveis todos os dias.

A solução é alimentos com baixo teor de gordura

Um estudo recente mostrou que quanto mais porções de laticínios os adultos consumem, maior a porcentagem de suas calorias totais, de gorduras saturadas (isso certamente não é muito bom). Mas o outro lado desta história é que a sua ingestão de muitos nutrientes essenciais como proteína, cálcio, magnésio, ácido fólico, vitaminas B1, B2, B6, B12, bem como vitaminas A D e E cresceu junto com o número de porções de laticínios consumidos.

Então, como é possível obter todos esses nutrientes maravilhosos de laticínios sem faltas? A resposta está nos laticínios com baixo teor de gordura! Ao reduzir a quantidade de gordura nos laticínios, você reduz o número de calorias, gorduras saturadas e colesterol, enquanto as quantidades de proteína, cálcio e a maioria das outras vitaminas e minerais permanecem altas.

6 razões para comer mais laticínios

Aqui estão 6 razões para adicionar produtos lácteos com baixo teor de gordura à sua dieta:

  • Cálcio e proteína

Alguns laticínios contêm quantidades impressionantes de duas coisas que a maioria de nós precisa: cálcio e proteína. Infelizmente, gelado contém muito pouco desses dois nutrientes, mas leite, iogurte, requeijão com baixo teor de gordura, bem como o requeijão desnatado contêm uma enorme quantidade de proteína e cálcio em cada porção. Uma xícara de iogurte comum desnatado, por exemplo, fornecer-lhe-á um terço da dose diária recomendada de cálcio, bem como 17% da proteína diária que você precisa.

Produtos alimentícios Cálcio (mg) Proteínas (gr.)
2% de queijo cheddar picante, 30 gramas 200 7
Queijo mussarela parcialmente desnatado, 30 gramas 207 8
 Leite desnatado, 1 xícara 301 8,4
Leite com baixo teor de gordura (1%), com adição de vitaminas A e D, 1 xícara 270 9
 Requeijão com baixo teor de gordura (2%), 1 xícara 180 26
Iogurte com baixo teor de gordura, 1 xícara 448 13
Iogurte desnatado de baixo teor calórico com recheio de framboesa, 1 xícara 350 8
  • Vitamina D

Muitas marcas que produzem leite enriquecem-no com vitamina D, e agora alguns fabricantes de iogurtes também juntam-se a elas. A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes, mas a dieta de muitos de nós não é rica o suficiente nela. O nosso corpo pode produzir vitamina D sozinho, se conseguirmos a quantidade necessária de luz solar, mas isso pode ser um problema para as pessoas que estão constantemente a sentar em casa ou que vivem nas áreas mal iluminadas pelo sol. O consumo de leite enriquecido com vitamina D com baixo teor de gordura é uma maneira simples de aumentar a quantidade de vitamina D no organismo. A vitamina D é conhecida há muito tempo pela sua capacidade de fortalecer os ossos graças ao seu papel na absorção de cálcio. As pesquisas recentes mostraram que ela pode ser útil para todos os tipos de outras coisas, a partir da redução do risco de doenças específicas do cancro até à redução da pressão arterial.

  • Densidade dos ossos

A obtenção de cálcio dos alimentos e não dos aditivos alimentares ajuda a manter os ossos em boa forma. Um estudo realizado na Finlândia mostrou mudanças na densidade e espessura dos ossos das meninas de 10 e 12 anos, cujas dietas foram suplementadas com queijo, cálcio ou cálcio com vitamina D. Descobriu-se que um grupo de meninas que consumiu queijo tem uma massa óssea maior em comparação com outros grupos.

  • Pressão arterial

Os cientistas da Espanha que examinaram mais de 5000 adultos descobriram que aqueles que consumiram os laticínios com o menor teor de gordura (principalmente leite desnatado e também leite com muito baixo teor de gordura) tiveram 54% menos chance de obter pressão alta dentro de dois anos do que aqueles que consumiram menos laticínios com baixo teor de gordura. No passado, suspeitava-se que o cálcio pudesse influenciar a pressão sanguínea. Mas os pesquisadores espanhóis descobriram que apenas o cálcio contido nos laticínios com baixo teor de gordura estava associado a um risco de pressão arterial baixa. Os pesquisadores sugeriram que isso pudesse estar de alguma forma relacionado às proteínas encontradas nos laticínios com baixo teor de gordura (por exemplo, caseínas e soro), que podem ter um efeito semelhante ao dos medicamentos que reduzem a pressão.

  • Síndrome metabólica

Estudado os dados de 827 homens e mulheres, os pesquisadores iranianos concluíram que aqueles que mais frequentemente consumiam laticínios (leite, iogurte e queijo) eram menos propensos a ter cintura grande e síndrome metabólica, um grupo de sintomas que aumentam o risco de diabetes e doenças cardíacas.

  • Peso

Um especialista num seu estudo recente observou que, embora a análise da ingestão total de cálcio não vincule o cálcio à perda de grandes quantidades de peso, há evidências crescentes de que o cálcio dos laticínios pode desempenhar um papel na regulação do peso corporal. Por qualquer ou todas as razões acima, tente consumir uma certa quantidade de laticínios com baixo teor de gordura todos os dias, seja leite desnatado ou com 1% de gordura, iogurte com baixo teor de gordura, requeijão, queijo desnatado ou uma combinação deles.

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