Os benefícios do arroz

O arroz talvez seja o componente mais controverso em termos dos seus benefícios. Entre toda a variedade de cereais, tem o índice glicémico mais alto, razão pela qual não é recomendado consumir com muita frequência até para as pessoas saudáveis, para não mencionar os diabéticos. No entanto, cada arroz é diferente.

Há arroz escuro, selvagem, não refinado e, claro, há variedades menos saudáveis e baratas deste cereal. Qual é o benefício do arroz? Como escolher o melhor arroz? E para quem é contraindicado?

Variedades do arroz

O arroz chegou para a nossa cultura do Oriente, onde é cultivado por milhares de anos. Lá, o arroz é a base da dieta, mas na nossa alimentação é um pouco menos usado que as batatas e as massas. Ao mesmo tempo, de todos os cereais, o arroz é o mais popular. Com este cereal pode fazer pudins doces, saladas picantes e uma variedade de acompanhamentos e pratos principais. O arroz é tanto um risoto italiano quanto o plov tátaro, ou uma simples papa russa com uma variedade de molhos, além de sushi japonês e biryani tailandês.

Hoje em dia existem mais de 20 variedades de arroz. Todas elas diferem em tamanho de grão – grão longo, grão médio e redondo.

O arroz difere também pelo método de processamento de grãos – polido, vaporizado, não polido. O mais benéfico e aquele que preserva a casca rica em fibras e vitaminas, é o arroz integral não polido. O arroz vaporizado tem uma tonalidade castanha-leitosa, a maioria dos nutrientes são preservados, mas ainda assim é parcialmente processado, e por isso é cozido mais rapidamente do que o castanho. E o mais tenro de todos, que se desfaz facilmente, mas também o menos saturado com componentes úteis, é o arroz polido branco.

Ao mesmo tempo, dentro do arroz polido existem variedades especiais, tais como basmati ou jasmim, que são mais valorizadas do que o arroz habitual. Possuem um aroma agradável, são bem cozidos e tenros, mas não irão ficar empapados, uma vez que os grãos retêm a sua forma.

Uma atenção especial merece o arroz para o sushi – com uma técnica especial de cozimento, ele encaixa bem numa forma, mas não fica empapado.

Um depósito de nutrientes entre toda a variedade de arrozes é o arroz selvagem e preto. Ambos são pretos. Arroz selvagem ou, como é chamado de outra maneira, o aquático é um parente norte-americano do arroz comum, que começou a ser cultivado. Possui uma composição mineral rica. Saladas, sopas, aperitivos quentes e frios são feitos a partir deste arroz. Deve cozinhá-lo por cerca de uma hora, porque a casca exterior é dura, devido ao alto teor de fibra dietética.

O arroz preto também não é muito comum para as nossas latitudes. É cultivado no Tibete. O arroz preto contém duas vezes mais proteína do que as variedades brancas. Precisa de cozinhá-lo um pouco menos do que selvagem – cerca de 40 minutos. Tem um sabor agradável a noz.

A farinha de arroz é feita a partir de arroz quebrado e de segunda categoria. Pode ser usado para alimentos para bebês. Dará um sabor leitoso e suave à carne ou ao peixe, se envolver na farinha antes de cozinhar. A farinha de arroz é usada para fazer um excelente produto que é massa de arroz que é bastante popular na culinária do leste asiático.

Composição química do arroz

Cada grão de arroz é, acima de tudo, uma fonte de hidratos de carbono, há até 60-80% de hidratos de carbono em algumas variedades. O arroz também contém cerca de 7% de proteína e apenas 0,5-2% de gordura. O arroz calórico é aquele que tem 285 kcal por 100 gramas. O arroz está entre os alimentos com alto índice glicémico, mas novamente, dependendo da variedade: arroz branco (GI = 90), o basmati (GI = 50) e o arroz preto selvagem (GI = 35). Há muito amido no arroz – até 50%, o que significa que é nutritivo e é perfeitamente digerido.

Qualquer variedade de arroz contém vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B6, B9), vitamina A, E, vitamina H, vitamina PP. As vitaminas do grupo B estabilizam o sistema nervoso, juntamente com o caroteno, têm um efeito benéfico na pele, cabelo e unhas. Além das vitaminas, o arroz também contém uma abundância de minerais – alumínio, boro, vanádio, ferro, iodo, potássio, cálcio, cobalto, silício, magnésio, manganês, cobre, molibdênio, sódio, níquel, selênio, enxofre, flúor, fósforo, cloro colina, cromo, zinco. Esta variedade de macro e micronutrientes garante o fluxo de processos metabólicos.

O arroz é isento de glúten – um componente que provoca uma reação alérgica, portanto, é adequado para alimentar crianças e pessoas propensas a reações alérgicas. Esta é uma característica distintiva do arroz em comparação com outros cereais, que contêm essa proteína em maior ou menor quantidade.

Qualidades benéficas do arroz

Os benefícios do arroz são difíceis de sobrestimar. Sendo uma fonte de toda a variedade de minerais e vitaminas, o arroz pode e deve ser incluído na dieta desde a infância. O arroz é a base de muitas dietas, porque é baixo em calorias. Se comer arroz integral não polido, de vez em quando mimar-se com o arroz selvagem preto, os benefícios para o corpo serão inestimáveis. Ao mesmo tempo, as papas glutinosas de arroz podem chegar à mesa, por exemplo, após diarreia e intoxicação. O arroz é excelente absorvente. Mas qual é índice glicémico do arroz? De facto, devido ao facto de que é alto, muitas pessoas evitam consumir o arroz. Em primeiro lugar, o alto IG existe apenas no arroz polido branco que é rapidamente cozido. Mas só em combinação com um componente lácteo, por exemplo, o IG do arroz branco (90) baixa para 75. O mesmo indicador para arroz não polido ou selvagem não excede os níveis permitidos. Se não fizer parte de nenhum grupo de risco ou se não sofrer de diabetes mellitus, pode consumir o arroz sem restrições.

O que seu corpo obterá neste caso?

  • o arroz é uma fonte de proteínas, hidratos de carbono e minerais, mas tem pouca gordura, então é uma ótima maneira de matar a fome sem aumentar um centímetro na cintura; é um produto dietético;
  • o arroz é uma fonte de minerais que ajudam o corpo a livrar-se do excesso de líquidos e produtos metabólicos;
  • devido ao teor de vitaminas do grupo B, o arroz ajuda a fortalecer o sistema nervoso, melhora o estado da pele, unhas, cabelos e dentes;
  • na composição do arroz há aminoácidos essenciais e não essenciais necessários para o organismo sintetizar as novas células;
  • uma saturação do corpo com uma composição equilibrada de vitaminas e minerais do arroz contribui para o bom funcionamento do cérebro e da memória;
  • o ácido aminobutírico do arroz estabiliza a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea;
  • o arroz tem propriedades de alta absorção, estabiliza o funcionamento do trato digestivo, fortalece as paredes intestinais e também absorve muitas substâncias nocivas que entram no corpo com outros produtos, o que ajuda a eliminar toxinas e sujidades, por isso, recomenda-se começar a recuperação da intoxicação alimentar com o arroz;
  • arroz é diurético, ajuda nas doenças renais e da bexiga;
  • entre as propriedades benéficas do arroz constam os efeitos antisséptico e antipirético, é antitóxico, diaforético, por isso é apropriado na dieta de uma pessoa que sofre de gripe, amigdalite, pneumonia.

Ao mesmo tempo, é necessário ter cuidado no consumo do arroz. E isto não diz respeito apenas ao teor de hidratos de carbono e açúcares no arroz. Por exemplo, a farinha de arroz contém ácido fítico. Esta substância interfere com a absorção de ferro e cálcio, portanto não deve abusar de dietas baseadas em arroz não processado. Além disso, o uso excessivo de arroz pode causar prisão do ventre.

Como escolher um arroz que faça bem?

Então, o arroz existe em diferentes variedades e possui qualidades diferentes. Quando for ao mercado ou ao supermercado para adquirir este produto, siga as recomendações abaixo. Assim os benefícios do arroz serão totalmente revelados no seu prato.

  • Os benefícios do arroz estão num produto fresco. Quanto mais fresco for este cereal, mais tenro e aromático ficará. Preste atenção à data de fabrico do produto e também à sua variedade. Por exemplo, o arroz integral é melhor consumir dentro de 6 a 12 meses a partir da data de produção, e o basmati é melhor deixar conservar (depois de 10 a 12 meses ele só ganha força e sabor).
  • O arroz integral não polido é também chamado de cargo, o que é indicado na embalagem. O cargo pode ser castanho, vermelho e preto. É uma fonte de oito aminoácidos essenciais, vitaminas do grupo B, selênio, manganês, fósforo, ferro, cálcio, potássio, zinco, iodo, assim como gama-orysein que previne o crescimento de células cancerígenas.
  • Os maiores benefícios do arroz são encontrados no arroz cargo vermelho e preto. Nesta variedade há sete vezes mais ferro e vitamina B1, seis vezes mais cálcio, cinco vezes mais potássio e quatro vezes mais magnésio do que no arroz branco polido. Os pigmentos pretos e vermelhos indicam o conteúdo de antioxidantes naturais que fortalecem o sistema imunológico e inibem o processo de envelhecimento
  • Se o arroz cargo não se adequar às suas preferências de sabor, ou se for mal absorvido pelos intestinos sensíveis, escolha o arroz vaporizado em vez do arroz branco polido. Após o tratamento com vapor, até 80% de todas as vitaminas e oligoelementos passam para dentro do grão, e só então o arroz é polido. O arroz vaporizado é mais saboroso do que o arroz castanho, cozinha-se mais rápido, e há muito mais fibras e vitaminas no arroz vaporizado do que no arroz branco polido.

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